Glossário: Bedgown / Manteau-de-lit

O bedgown (em francês, manteau-de-lit) é um casaco feminino de modelagem ampla, não ajustado, com comprimento médio até a altura do quadril e fechado com alfinetes ou amarrações ao redor do tronco. Uma de suas características mais distintas é a presença de mangas cortadas numa única peça com o tronco, longas e retas, à semelhança …

Glossário: Bedgown / Manteau-de-lit Leia mais »

Glossário: Robe a l’Anglaise

Por Pauline Kisner, Historiadora O Robe a l’Anglaise surge com este nome em fontes da década de 1770 em diante, referindo-se a um tipo de vestido característico das Ilhas Britânicas, mas que estava em uso no continente e nas colônicas americanas pelo menos desde 1750. A forma típica do Robe a l’Anglaise deriva de um …

Glossário: Robe a l’Anglaise Leia mais »

Glossário: Robe a la Française

Por Pauline Kisner, Historiadora Referido em inglês como Sacque-Back ou Sack Gown, esse tipo de vestido surgiu durante o período da Regência Francesa (1715-1723), entre a morte de Luis XIV e a maioridade de seu bisneto, o futuro Luis XV. Durante esse período, a rígida atmosfera de Versalhes ficou um pouco mais relaxada e a mantua, …

Glossário: Robe a la Française Leia mais »

Alguns penteados de homens e mulheres brancos na obra de Carlos Julião

Por Bel Franke, Mestra em Antropologia Social Estudar os penteados do século XVIII é um tema, com o perdão do trocadilho, de quebrar a cabeça. Existem insuficientes descrições precisas sobre os vários tipos de penteados utilizados ao longo desses 100 anos, levando-nos a recorrer com frequência aos registros visuais. Somando-se a essa dificuldade, existe ainda …

Alguns penteados de homens e mulheres brancos na obra de Carlos Julião Leia mais »

Relato de experiência: Recriando uma estampa do século 18

Por Daiana Inocente da Silva, Mestra em Economia Aplicada A figura feminina apresentada na prancha XXIV usa uma saia branca com motivos florais e listras . Antes, entretanto, de começar a confecção da peça conforme o tutorial da saia básica já ensinado aqui no blog, há um processo de escolha do tecido. A dificuldade, porém, …

Relato de experiência: Recriando uma estampa do século 18 Leia mais »

Desenrolando a linha: história da moda, do traje ou da indumentária?

Por Laleska Vieira, Mestranda em Educação (MPET-IFSul) Para começar um trabalho de recriação histórica de trajes, fazer uma pesquisa detalhada é mais do que necessário para atingir bons resultados. E, ao começar a pesquisa, é comum se deparar com três termos: história do traje, história da moda e história da indumentária. A presença de todos …

Desenrolando a linha: história da moda, do traje ou da indumentária? Leia mais »