Bolso Bordado: Morangos Selvagens (1700-1750)

A referência desse molde/risco de bordado é um par de bolsos britânicos, datados entre 1700 e 1750 e parte do acervo do Museu Metropolitano de NY.

DIMENSÕES DA PEÇA: o museu informa apenas a altura, 38.7cm.

O museu informa apenas que a peça é confeccionada em seda, sem fornecer detalhes sobre variedades de trama ou peso dos materiais. Trata-se de um par de bolsos com fundo em seda clara (branca?champagne?), com aplicação de bordado livre com tema de morangos selvagens. O acabamento é realizado com uma fita de seda em tom amarelo.

Observando o único close-up da peça oferecido pelo museu, percebemos as cores do bordado: diversos tons de verde, amarelo, vermelho e rosa. Os pontos usados são ponto-atrás, nó francês e ponto corrente:

PROPOSTA DE RISCO DE BORDADO

Essa proposta foi elaborada a partir do bolso original, como um desenho vetorizado que pode ser ampliado para um bolso em tamanho real. Esse risco foi produzido com fins educacionais, com todos os direitos reservados ao designer Sandro Zamboni, que cedeu a digitalização ao Projeto Traje Brasilis. Os direitos da peça pertencem ao museu.

Comentários

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *