DUANE A. DOS SANTOS

Empresária, Estudante de Administração, Estudante de Design de Moda, pintora, entusiasta de reconstrução histórica e história da moda. Recentemente aprendeu a costurar e desde então tenta estudar técnicas modernas e históricas de construção de roupas.

 

ENEIDA QUEIROZ

Graduada e Mestre em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mãe, servidora do Instituto Brasileiro de Museus-Ibram, romancista e YouTuber sobre história e cultura do século XIX no canal Poética dos Museus.

 

HELENA ARAVECHIA

Helena Aravechia, entusiasta da costura histórica, vintage, cosplay, entre outros motivos para acumular tecidos 😉 Formada em ciências da computação, com mestrado em andamento numa área totalmente não relacionada. Possui alguma experiência em costura, baseada em tentativa e erro, mas vive empolgada para aprender e testar técnicas novas.

JULIANA LOPES

Juliana tem 24 anos e é formada em Negócios da Moda. Seu interesse por arte e história da moda surgiu durante a faculdade e ela continuou suas pesquisas na área de forma independente. Começou sua pesquisa sobre reconstrução histórica e história social da moda em 2012, mantendo um registro de seus projetos e pesquisas em seu blog. Atualmente trabalha com moda e figurino

LALESKA VIEIRA

Designer de moda, figurinista e estudante de licenciatura. Apaixonada por história do vestuário, ilustração de moda e artes têxteis desde a adolescência, fez estágio obrigatório no Museu da Baronesa em 2016. Gosta de bordar e acredita que o mundo seria um pouco melhor se as pessoas entendessem as próprias roupas e o que elas significam.

 

 

 

LIZZY CANTAGESSI

Lizzy é estudante de letras,tem loucura por história, geografia,arqueologia, teatro,literatura e sabe que na vida passada era uma espanhola que foi morar no Novo Mundo. Atris e cantora desde pequena, vestia as bonecas e agora começou a se aventurar a vestir as amigas nas apresentações da Cia Monteiros e Lobatos. Embora não saiba costurar de verdade, como sempre diz,tem criado peças únicas para o acervo da Cia. Ela respira história e usa sempre que pode, roupas que remetem a os anos dourados,mesmo fora das coxias e dos palcos, parece uma personagem. É editora do Retrô Club Poços de Caldas onde compartilha com moradores, turistas e admiradores tudo sobre o passado da cidade em que nasceu e todas as coisas lindas de outrora. Dar vida a ilusões é o grande talento dessa aprendiz.

 LIGIA GUIDO

Historiadora, professora, paleógrafa e pesquisadora. Possui graduação (UNESP-Franca) e Mestrado (UNICAMP) em História. Desenvolveu pesquisa sobre vestimentas a partir das descrições de bens em inventários póstumos da Vila de Itu (SP) e de Lisboa, entre 1765 e 1808.Dedica-se ao estudo dos elementos materiais das sociedades de Antigo Regime na América Portuguesa, com enfoque nas aparências.

LUANA NASCIMENTO

Publicitária e ilustradora, como boa geminiana sempre se inscreveu em todos os cursos que conseguiu, aprendeu a bordar aos 7 anos com a avó e aos 16 já tinha o diploma de corte e costura, mas só pegou jeito com o tricô depois dos 30.
Já fez cosplay, lolita, steamplay e seu atual xodó é o revivalismo histórico.

 

LUCAS PONTES

Graduando Design-Moda UFC, Embaixador Fashion Revolution 2018/ 19 e ENACTOR, atua na área do empreendedorismo social em Fortaleza e região, e, luta por uma Moda mais sustentável.

 

 

 

 

 

CRISTINA VOLPI

Professora associada da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, lecionando na graduação e no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais. É autora do livro Estilo Urbano. São Paulo: Estação das Letras e Cores Editora, 2018. Também publicou vários capítulos de livros e artigos em revistas científicas sobre a história e a historiografia da moda nos séculos 19 e 20 no Rio de Janeiro; relações euro-americanas no comércio e vestuário e transferências culturais no século 19, alguns dos quais podem ser acessados aqui. 

 

PAULINE KISNER

Graduada em História (UFSC) e cursando especialização em História da Arte (Estácio de Sá), é professora de História da Arte e  pesquisadora de História Social da Moda.  O que começou como um hobby se transformou em coisa séria e hoje ela reproduz figurinos históricos com técnicas de costura e modelagem da época e escreve no blog A Modista do Desterro.

TUPA GUERRA

Graduada e Mestre em história pela Universidade de Brasília (UNB), Doutora pela University of Birmingham (Reino Unido) e podcaster. Apaixonada por moda histórica, mas especialista em história antiga, demonologia e Manuscritos do Mar Morto… Costura esporadicamente há mais de 10 anos e está empolgadíssima com a oportunidade de mergulhar a fundo na costura histórica brasileira!

Comentários