Molde: Bolso Bordado (1700-1720)

A referência desse molde/risco de bordado é um modelo britânico das primeiras duas décadas do século 18, parte do acervo do Victoria & Albert Museum.

T730.B.1913

DIMENSÕES DA PEÇA: 33.8cm (altura) x 21.2cm (largura)

A peça é feita em duas variedades de linho e construída em três camadas: fundo (liso), forro do bordado e frente bordada. O forro e a frente são feitas em uma variedade mais encorpada do linho, para dar suporte ao bordado. O acabamento da volta é feito com fita de linho. As fitas de amarração da cintura não existem mais.

O bordado consiste em tema natural (galhos, folhagem e frutos) usando linha de lã nas cores rosa, vermelho, amarelo, verde, azul e preto. Os pontos usados são ponto de cadeia, ponto cheio, ponto atrás e ponto de nó francês.

Detalhe do bordado

PROPOSTA DE RISCO DE BORDADO

Essa proposta foi elaborada a partir do bolso original, como um desenho vetorizado que pode ser ampliado para um bolso em tamanho real. Esse risco foi produzido com fins educacionais, com todos os direitos reservados ao designer Sandro Zamboni, que cedeu a digitalização ao Projeto Traje Brasilis. Os direitos da peça pertencem ao museu.

Comentários

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *