Prancha XXI

Esta página apresenta as descrições e observações iniciais de cada pesquisador acerca do traje que está recriando. Os trajes são numerados da esquerda para a direita.

Prancha XXI: [FIG01: Tupa Guerra // FIG04: Luana Nascimento]

FIGURA 01 – TUPA GUERRA

Esse traje está em uma prancha com outras roupas femininas utilizadas por mulheres brancas. Destacam-se os grandes casacos que são utilizados pelas figuras e que lhes cobre quase toda a roupa. O caimento do casaco azul aponta para uma peça de lã fina, com detalhes inspirados por decoração militar nos botões, punhos e gola. A saia é amarela com padronagem de estampas geométricas e vermelhas. A barra da saia também tem um viés vermelho, no tom da estampa.

A descrição do traje feita por Lygia da Fonseca Fernandes da Cunha nos informa que a blusa vermelha seria “grande e solta”, no entanto na figura é possível ver a cintura marcada da mulher, o que aponta para uma blusa ajustada e não solta. Ao se comparar com outras gravuras é possível perceber que as blusas soltas pintadas por Julião não marcam a cintura. A blusa (ou possivelmente uma jaqueta ou caraco) está quase toda coberta pelo casaco, mas pode-se perceber que o pregueado acompanha o da saia. Outro detalhe interessante é o fecho em apenas um dos lados, pouco usual no período e que pode ser uma influência chinesa no modelo do vestuário. Sabe-se que uma China idealizada teve forte influência na moda europeia do século 18, um estilo conhecido por chinoiserie. As mangas da blusa são possivelmente ¾, mais comuns no período.

Por dentro, esse traje é possivelmente composto por uma chemise longa, meias brancas presas abaixo do joelho por jarreteiras, stays (ou corpinho) com barbatanas de baleia e possivelmente bumpads para o suporte da saia. Os bumpads davam um volume na saia mas não eram tão grandes quanto os panniers, e por isso acredito ser a escolha mais acertada para essa figura. Na cabeça aparece um chapéu preto decorado com galões e os cabelos aparentes estão arranjados em um coque baixo e sem toucado. A posição do chapéu aponta para um penteado alto com o resto do cabelo que não está aparente.

FIGURA 04 – LUANA NASCIMENTO

Em construção

Comentários